Veja orientações para escolher a suspensão de carro

Você em algum momento já ouviu falar em suspensão de carro, tenho convicção disto! Porém, no momento em que falamos sobre suspensão, você pensa que é apenas uma mola vinculada à roda do automóvel. Certo? Errado! Observe o motivo!
Vamos falar aqui um pouco mais a respeito dos três tipos de suspensões , no sentido de auxiliar você a fazer a melhor escolha para seu adorado veículo.
A suspensão vale a sua atenção, já que é um dos sistemas mais essenciais para o funcionamento adequado de um veículo. É exatamente ela quem assegura a estabilidade do carro e absorve os impactos do carro com o chão, garantindo um maior conforto ao condutor e os acompanhantes.
É bem fundamental que o condutor preste atenção no comportamento da suspensão de seu carro e a preserve com as suas adequadas manutenções.
No Brasil, os 3 principais e mais usuais tipos de suspensão são o fixo, a ar e rosca. Mas, diversas pessoas não compreendem devidamente como operam estes 3 modelos de suspensão, as principais características e particularidades.

Suspensão a ar

suspensao-ar A suspensão a ar está cada vez mais popular e dentro do imaginário daqueles que ambicionam rebaixar o seu automóvel, mas quem pensa que ela é uma invenção nova, está completamente enganado!
Ela existe a contar dos anos 1940, momento em que se buscava uma alternativa para aprimorar a estabilidade dos carros de competição nos EUA.
A preliminar suspensão a ar confiável que podia revelar uma utilização prática foi criada pela Firestone exclusivamente para o último protótipo Stout Scarab Experimental, exibido no ano de 1946, que ainda foi o primeiro automóvel com lataria de fibra de vidro no mundo.
O princípio era idêntico aos dos sistemas contemporâneos: quatro bolsas de ar sobrepunham as molas tradicionais, e possuíam sua pressão regulada por 4 pequeninos compressores unidos a cada uma das bolsas.
Fundamentalmente, a suspensão a ar é o emprego de bolsas de material elastômero, costumeiramente borracha sintética trefilada ou poliuretano, inseridas em conjunto ou trocando a suspensão mecânica natural de um veículo. São exibidas em vários formatos, tamanhos e quantidades de carga.
Estas bolsas de ar são capazes de ser infladas mudando o agrupamento original para equilibrar uma carga adicional nivelando o veículo.
No lugar das molas são colocadas essas bolsas de ar que vão fazer o ajuste de altura do veículo. Ao travar o ar, o automóvel levanta e no momento em que o sistema é acionado outra vez, o ar é lançado da parte interior das bolsas para o lado de fora, fazendo dessa maneira com que o automóvel se rebaixe totalmente.
Contudo, há a essencialidade de um dispositivo que regularize a altura de rodagem. Esse equipamento se chama válvula niveladora, o qual de preferência precisa ser eletrônica, já que o condutor dificilmente pode exercer essa regulagem.

PROS

 

 

    • Ajuste de altura e manejo em tempo real. Lombadas se tornam obsoletas!

 

    • Manutenção de componentes baixos e caros e prevenção de avarias ao chassi.

 

    • Molas de ar progressivas, demasiadamente iguais às suas molas helicoidais.

 

    • Níveis ajustáveis das molas.

 

    • Altamente adaptável.

 

    • Não existe outro jeito de adquirir uma altura rebaixada e conservar-se funcional.

 

    • Adaptação instantânea a aumento e alteração de peso.

 

    • Diminua a altura do automóvel sem sacrificar a qualidade da condução.

 

    • Chamar atenção em toda parte que estacionar!

 

 

CONTRAS

 

 

    • É mais oneroso do que suspensões de molas helicoidais.

 

    • O procedimento de instalação é mais difícil.

 

    • O procedimento de instalação é mais oneroso.

 

    • Mais componentes são necessários.

 

    • Em certos casos são necessárias variações permanentes de chassi.

 

    • Já mencionamos que é muito caro?

 

 

Curiosidades com relação às suspensões a ar

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    1. Posso acionar a suspensão com o carro movimentando-se?
      Afirmativo, você é capaz de estar acionando a suspensão a ar com o automóvel movimentando-se, sem problemas.

 

    1. Qual a vantagem de utilizar suspensão a ar?
      Se optar por utilizar um sistema de suspensão a ar no seu veículo terá inúmeras vantagens como: não ter que se incomodar mais com lombadas, quebra molas e outros obstáculos, uma vez que poderá subir e descer o sistema de suspensão sempre que for necessário.

 

    1. Como é recarregado o ar que a suspensão utiliza?
      O jeito mais simples e efetivo de se carregar o ar usado no sistema de suspensão é empregando um compressor, que, geralmente, já acompanha o kit de suspensão a ar.

 

    1. Posso utilizar compressor de pneus na minha suspensão a ar?
      Muitas pessoas tentam usar compressor de pneu na suspensão, e isto, além de produzir significativos riscos à segurança do veículo, inclusive compromete a funcionalidade da sua suspensão. Os compressores para pneus não possuem a mesma pressão que os compressores específicos para suspensão a ar.

 

    1. Quais carros são capazes de receber suspensão a ar?
      A suspensão a ar pode ser usada em quase todos os tipos de veículos.

 

    1. As bolsas correm perigo de estourarem?
      Se o kit de suspensão a ar que você estiver utilizando for de ótima qualidade, não. Contudo sempre é bom levar o automóvel para uma inspeção de rotina, assim você se certifica de que está tudo ok com seu carro. No geral, um kit de suspensão a ar é capaz de durar demasiado tempo caso sejam efetuadas as devidas prevenções.

 

 

Suspensão a Rosca

Sua atividade acontece através de um mecanismo constituído de um tubo roscado e flange, que unidos são ligados aos amortecedores ou diretamente no eixo traseiro do veículo, proporcionando que seja feita a regulagem de altura só com o rosqueamento manual do conjunto.
A suspensão a rosca oferece maior mobilidade, e pode ser esplêndida para quem deseja enfrentar diversos modelos de áreas, pois ela pode ser controlada de modo manual.
Para quem deseja tunar o automóvel é benefício pôr esse kit, além de ser de valor mais em conta que a suspensão a ar, este kit certifica completa segurança e estabilidade ao automóvel.

PROVEITOS

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    • Mais garantida que a suspensão a ar.

 

    • Despesa demasiadamente baixa.

 

    • Segurança ( uma vez que você não possui o risco de romper uma bolsa em uma curva)

 

    • Economia

 

    • Agilidade de troca na altura: Em 5 minutos você abaixa ou sobe as quatro rodas

 

    • Longevidade: Ferro tem maior durabilidade do que borracha

 

 

Desvantagens

 

 

    • Recomendamos comprar novos amortecedores constantemente do vendedor da suspensão, ou descobrir em qual lugar ele compra e conseguir do mesmo exemplar, a fim de não modificar a compressão dos amortecedores.

 

    • Toda vez que mudar a altura você vai sofrer uma perda no alinhamento.

 

 

Suspensão Fixa

Esse padrão de suspensão é formado por um agrupamento com quatro amortecedores e quatro molas preparadas. Com esse tipo, o automóvel é capaz de ser rebaixado a uma estatura exata ideal para o veículo, proporcionando maior conforto e estabilidade.
É bastante usada por quem conta com um automóvel de alto desempenho, com motores preparados para perfazer grandes velocidades, uma vez que costumam necessitar de mais estabilidade e, por essa razão, o apropriado exemplar é a suspensão fixa, a qual é capaz de ser instalada na altura ideal para o modelo e o perfil de chão que seu veículo vai enfrentar.

Como é realizado a modificação enfim?

modificacao-suspensao-fixa Há duas formas de executar projetos de suspensão fixa:
Cortando, Aquecendo ou Prendendo as Molas com Presilhas: Além de ilegal ( visto que não permitem a regulamentação junto ao DETRAN), essa ação é excessivamente perigosa, pois mudam a forma das molas originais e acrescem a chance de acidentes por rompimento;
Usando Molas Esportivas : Criadas em especial para o modelo do veículo por fabricantes de molas e amortecedores, equipa o conjunto de suspensão obedecendo a legislação de trânsito, ou seja, além de garantido também evita sanções e tomada do automóvel, dado que são capazes de ser facilmente regularizados.

Suspensão reforçada

É um grupo de molas, amortecedores e barras estabilizadoras. Nos veículos off-road é habitual encontrar molas semi-elípticas ou helicoidais e Duplo A – um tipo de suspensão -, que são mais fortes e reforçadas para suportar fortes impactos.

Distinção Entre Suspensão Preparada E Molas Aparadas

Ao expressar que temos um automóvel com suspensão preparada, estamos falando que o automóvel é, de fato, rebaixado.
Para as pessoas que gostam de veículos baixos, o caminho mais seguro e mais certo para modificar seu veículo é preferindo por suspensões, ou melhor, o automóvel trabalhará com sua altura alterada, mas o conforto e a segurança permanecem!
Muitas pessoas preferem por rebaixar seu carro cortando as molas da suspensão. Este decididamente não é o jeito adequado, já que quando você corta as molas, o automóvel trabalha com a altura do amortecedor reduzida fazendo desse jeito com que aquele amortecedor não receba choque e sim a mola, fazendo que fique aquele famoso carro “Pula-Pula”.
No momento em que você trabalha com a suspensão preparada, o agrupamento mola e amortecedor já vem no tamanho correto para se adquirir o amortecimento, fazendo com que a suspensão trabalhe com um melhor conforto, absorvendo, de um modo mais aconchegante, os impactos obtidos pelo sistema de suspensão.
Por este propósito, quando decidir por rebaixar seu automóvel, analise em primeiro lugar fazer um trabalho que garanta sua segurança e seu conforto e que não venha trazer consequentes problemas para seu veículo.

A suspensão é semelhante para todos os veículos?

suspensao-veiculos-igual Cada modelo de automóvel possui um modelo de suspensão e, ao todo, somos capazes de achar três tipos: independente, semi-independente e totalmente dependente.

 

    • No modelo independente, cada roda recolhe os choques das irregularidades do solo sem transferir à outra do mesmo eixo;

 

    • No semi-independente, uma parcela dos abalos é movido para a outra roda;

 

    • No modelo dependente, os processos de uma roda são notados nas outras rodas do eixo.

 

Dependendo do tipo do carro, existe a possibilidade de haver 2 tipos de suspensão: uma posterior e a outra dianteira.

Conheça o sistema de suspensão

 

Molas e amortecedores

Ligados, mola e amortecedores englobam a essencial ação de amortecimento em relação à oscilação do solo. Em razão da sua flexibilidade, a mola é o item mais eficiente a fim de filtrar as falhas do chão. Já o amortecedor opera em agrupamento com a mola para amenizar as falhas da pista.
Por agirem em equipe, geralmente os dois têm de ser examinados na ocasião em que o automóvel chega aos 20.000 Km rodados e trocados aos 40 mil km rodados, ou de acordo com a indicação de cada fornecedor.
Em certos casos, o veículo tem a capacidade de chegar a rodar até cinquenta mil quilômetros sem a exigência da substituição e com funcionamento em ótimo estado. No entanto, com a má qualidade de grande parte das vias públicas brasileiras, quase a todo o momento cheias de buracos, e rodovias de terra ou de trechos ruins, é importante que o motorista fique esperto.
Existe a possibilidade de detectar defeito nos amortecedores caso o automóvel apresente oscilação na carroceria em linha reta e com ruídos originários da suspensão. Já nos amortecedores, os problemas são capazes de acontecer antes ainda que eles comecem a afetar a estabilidade do automóvel ou gerar ruído.
Por este motivo, sempre que for fazer um alinhamento ou balanceamento, peça ao mecânico para ele dar uma olhada se não existe vazamento ou se as hastes estão sem sujeira.

Braço oscilante

braco-ocilante O braço oscilante similarmente é um dos segmentos da suspensão de carro e tem como intuito servir de apoio para a coluna de suspensão, que é articulável.
Caso o motorista sinta certa diferença ao pegar a direção, acompanhada de algum barulho na suspensão, é capaz de ser que as buchas do braço oscilante estejam gastas ou danificadas, sendo preciso substituí-las.

Pivô de suspensão

O pivô de suspensão trabalha para o funcionamento adequado do braço oscilante. Isto pois, sua finalidade é a de ajudar a coluna de suspensão em seu movimento, permitindo o ângulo de oscilação do braço. Se estiverem gastos, ocasionarão barulhos que são capazes de servir de alarme ao condutor.

Barra estabilizadora

Esse item é encarregado na estabilidade do automóvel em altas velocidades, em retas e curvas. Ainda por cima, a barra estabilizadora origina a conexão entre as colunas de suspensão e é presa à carroceria por buchas de ligação, e às colunas por meio de bieletas.
Essas são peças que previnem que o automóvel se firme nas rodas ao fazer uma curva, ajudando a controlar o equilíbrio da carroceria e, consequentemente, evitando acidentes. Assim como os outros segmentos, a ausência de equilíbrio e barulhos são capazes de indicar um vestígio de mau desempenho da barra estabilizadora.

Kits de suspensão – preço e conteúdo

 

Kit de suspensão comum

Resultado de imagem para common suspension kitO kit, que geralmente é formado por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa, é capaz de alternar o preço conforme fabricante e distribuidora.
Em geral, o kit sai numa faixa de R$ 600 reais, no entanto é capaz de chegar a custar R$1000 de acordo com a distribuidora.

Kit de suspensão a rosca

O kit de suspensão a rosca traz os itens: 2 OU 4 AMORTECEDORES PREPARADOS (REMANUFATURADO), 4 MOLAS ESPECIAIS, 4 AGRUPAMENTO DE REGULAGEM (ROSCADA/USINAGEM CNC), 1 PAR TELESCOPIO – (ENCURTADOS COM CUBOS E ROLAMENTO).
O preço do kit é capaz de alternar em torno de R$600 e R$1000, variando de fábrica para fábrica e inclusive de modelo de automóvel.

Kit de suspensão a ar

A suspensão ar inclui especialmente os consecutivos aparelhos: compressor, cilindro, relógios, bolsas.
Atualmente o custo de um kit de suspensão a ar também é bem salgado, entretanto bastante recompensador. Um kit integral custa de R$2500 a R$3500 Reais. Já um kit mais comum menos o compressor custa de R$1500 a R$2500. O diferencial é que sem o compressor o cilindro não infla sozinho, e dessa maneira o motorista tem que completá-lo com ar.

Quais são os contras da suspensão modificada?

Se você pretender modificar a suspensão do seu carro, fique alerta às preocupações que você necessita ter antes e ao longo da direção do veículo.

Mudança nas molas

Antes de exercer alguma modificação nas molas é primordial saber que os fabricantes utilizam softwares para o seu dimensionamento, dado que o cálculo envolve um monte de fatores tal como quantidade de elos, diâmetro, comprimento, carga, grau de declive dos elos, tensão máxima de cisalhamento do material, e outros.
Além dessas variáveis, os engenheiros avaliam a geometria da suspensão para identificar as demandas a que esta mola irá estar subordinada e, finalmente, são sugeridos os métodos térmicos que poderão ser executados durante o processo construtivo.
Por essa razão, peritos em suspensões não aconselham qualquer retrabalho (como é nomeada a alteração) nas molas para diminuir seu tamanho, seja o aparo de certos vínculos, grampos ou ainda aquecimento. Este último cria um aliviamento de tensões no material e encurta a medida entre os elos, diminuindo o comprimento inteiro da mola.
Em um primeiro minuto, esses retrabalhos são capazes de atender às perspectivas dos consumidores, contudo, no médio prazo, problemas surgem: amortecedores estourados, trincas na longarina, trincas no túnel e batentes dos amortecedores danificados vão ser os primeiros agravos.
Se tiver vontade de alterar as molas, mais apropriados são os kits de molas esportivas, específicas para cada modelo de automóvel. Além de dimensionadas pelo fabricante, elas asseguram a redução da altura com certo conforto e, especialmente, oferecem uma sobrevida aos outros itens da suspensão de carro.

Deve-se não utilizar altas velocidades

alta-velocidade Todos entendemos que os veículos originais de indústria passam por testes diversificados de durabilidade e desempenho. Aparelhos principalmente fabricados para esse fim detectam possíveis defeitos de projeto e instituem os limites de fadiga de materiais e, apesar disto, e com toda esta estrutura, os erros surgem.
A situação fica mais delicada quando o projeto original é alterado, por esse motivo é imprescindível não utilizar altas velocidades. O estouro de um amortecedor ou quebra de uma mola pode por você numa situação desagradável se você estiver além de 100 km/h.
Tem uma responsabilidade bastante grande entre quem adora realizar modificações. A grande parte percebe que tem veículos especiais e que este fato requer atenção duplicada acerca dos cuidados com manutenção preventiva. Assim, acabam sendo mais zelosos do que várias pessoas que conservam seus carros como foram produzidos.
Eles entendem que, no menor vestígio de oscilação ou barulho, deve-se parar o automóvel e fazer um exame detalhado das partes envolvidas na personalização.

Vai alterar, necessita legalizar!

Não é unicamente mostrar vontade, tomar conta do carro e conhecer a lei. Transformar o automóvel envolve uma burocracia. Observe logo abaixo como funciona o procedimento:

 

    1. Verifique se a mudança a qual pretende implementar no veículo é permitida (resoluções 291 e 292 de 29/08/2008 do Contran)

 

    1. Requeira ao delegado do Detran autorização preliminar para transformação das propriedades originais do automóvel

 

    1. De posse desta permissão prévia mais a nota fiscal dos serviços efetuados no automóvel, busque um posto de revisão permitido pelo Inmetro para fazer a verificação da atual suspensão

 

    1. Se seu carro for aprovado, você vai receber o Certificado de Segurança Veicular (CSV) despachado pelo Inmetro

 

    1. Para terminar, é preciso conduzir o CVS ao Detran para documentar as mudanças e modificar o documento do carro, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), incluindo na parte de observações do documento a altura da atual suspensão, medida do chão ao farol do veículo.

 

Entenda que, mesmo portando a documentação validada, a grande parcela das empresas de seguro não cobre os danos de carros rebaixados. Mais um motivo para “pegar leve”.
Pretende fazer outras modificações no automóvel? Vale a pena ler as resoluções de número 291 e 292 de 29/08/2008 as quais discorrem especificadamente das alternâncias.

O QUE DIZ A LEI a respeito da suspensão de carro?

lei-suspensao-carro Alterada no período de 2014, a resolução 479/2014 altera o artigo 6º da resolução 292/2008, que coibia o uso de suspensões com regulagem de altura, muito devido aos caminhoneiros os quais baixavam as suspensões frontais do caminhão para ficarem com o estilo conhecido como “verdureiros”.
Com a atual resolução, o que entrou em acordo foi que para os veículos que possuírem alteração na suspensão, deve existir aviso no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV) informando a atual estatura do automóvel, mensurada do chão ao ponto do farol baixo (original) do veículo.
Inclusive constam as ressalvas de que:

 

    • Os veículos devem ter peso bruto total de até três toneladas e meia;

 

    • A altura mínima de rodagem (medida do solo até o ponto mais baixo do chassi) necessita ser de dez centímetros;

 

    • O agrupamento de rodas e pneus não pode tocar em nenhuma fração da carroceria no decorrer do esterçamento.

 

Mesmo com a modificação do artigo 6º da lei, o artigo 8º da mesma lei permanece inalterado e proíbe:

 

    • Utilização de rodas ou pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do veículo;

 

    • Extensão ou diminuição do diâmetro externo do grupo pneu/roda;

 

    • Mudança das propriedades originais das molas do veículo, inclusão, exceção ou alteração de equipamentos da suspensão.

 

 

MOLAS ESPORTIVAS: Uma alternativa

Como debatido anteriormente nesse artigo, mesmo que seja uma prática comum, rebaixar o automóvel exige uma série de incumbências para efetuar a mudança obedecendo a legislação e conservar a segurança.
Tendo em mente as vantagens e ônus de cada uma das probabilidades de utilização, as molas esportivas são as mais indicadas, pois possuem o menor valor entre as alternativas que são capazes de ser legalizadas e possuem fabricação com as características distintas para o modelo do veículo, o que garante segurança para você e seu carro.

Suspensões de carro a ar Castor

A Castor é uma autoridade no que se refere a suspensões. A empresa fornece muitos modelos de kits de acordo com a necessidade de instalação do seu veículo.
Entre seus itens de suspensão a ar, somos capazes de encontrar:

 

    • Amortecedores, Bloco/Válvulas Solenóides

 

    • Bolsas de Ar

 

    • Compressores

 

    • Controladores

 

    • Filtro de Ar

 

    • Grife e Acessórios

 

    • Mangueira/Conexões

 

    • Manômetros

 

    • Ponta de Eixo

 

    • Proteção Elétrica

 

    • Reservatorio de Ar

 

    • Estrutura de Cilindro

 

    • Licença e Atualizações

 

Você pode adentrar em contato com a Castor no endereço, via celular e whatsapp e/ou pelo site da loja.