Passo a passo da lavagem de carros

Nenhum motorista gosta de andar com o carro cheio de sujeira. Além de passar a sensação de automóvel malcuidado, o pó e outras imundícies podem manchar as vestimentas e inclusive acarretar um desânimo na hora do passeio de fim de semana. Por isso, nunca foi tão importante ficar bem informado a respeito das táticas e utensílios correlacionados à lavagem de carro.
Inúmeras pessoas têm o hábito de dar uma passadinha no lava-rápido a fim de limpar o carro, outras têm o costume de pegar a mangueira e efetuarem elas mesmas a limpeza. Entretanto compreenda que muitos equivocam-se na lavagem do carro e fazem a higiene de forma imprópria, o que acaba riscando a pintura e estragando a cera que resguarda a pintura. Outros gastam litros d’água durante a lavagem do carro desprezando novos procedimentos, como a lavagem a seco, também chamada lavagem ecológica.
Para que você não se equivoque novamente, listamos em seguida algumas informações essenciais sobre a lavagem de carro que farão com que você mude seu jeito de lidar com o trabalho de limpeza do seu automóvel.

Produtos que jamais devem ser utilizados ao longo da lavagem de carros

Não use detergente para lavar seu carro

lavagem_carros O detergente de cozinha é perfeito para lavar copos e pratos e tirar a gordura das panelas, porém demasiadamente nocivos à pintura do carro. Eles gradualmente deterioram a cera defensora do automóvel, o que estende o risco de arranhados e agravos insanáveis nas pinturas. É mais adequado decidir por um shampoo apropriado para carro, especialmente produzido para a lavagem de carro.

Lavagem automática

A pressa cotidiana torna a limpeza em posto de combustível e empresas do ramo a escolha preferida. Mas, boa parte estados unidos da américa escova de lavagem de carro automática, o que vai riscar a pintura. Optar por um lava-jato com máquina “sem toque” (que joga o shampoo e a água em alta pressão) é mais adequado se tiver vontade de conservar o acabamento do automóvel, ou então você é capaz de adquirir os produtos adequados e fazer o trabalho você mesmo em casa.

Secagem

secagem_carro Logo após a lavagem do carro, é necessário secar o automóvel o mais rápido possível. Caso deixe para enxugar ao relento, as gotas d’água conseguem marcar na carroceria, o que, inúmeras vezes, são difíceis de retirar.
Há no mercado panos de microfibra principalmente desenvolvidos para a secagem de veículos. E o mais fundamental: não utilize uma camisa ou meias velhas, que podem causar agravos irreversíveis à pintura. Uma secagem descuidada pode desperdiçar uma boa lavagem do carro.

Bucha não serve para lavar automóveis

Utilizar uma bucha comum oferece o risco de arranhar não somente a carroceria, mas também o para-brisa e outros vidros. Prefira uma luva de lavagem de carro projetada para veículos, feitas de lã natural ou microfibra, que puxa melhor as partículas. Buchas feitas de espuma mantêm a impureza na superfície e riscam o verniz da pintura.

Higienização de vidros

A grande parcela dos produtos para higiene de janela doméstica tem amônia, uma substância que irá danificar o para-brisas e demais vidros do carro. Tal produto ainda não é aconselhável para superfícies como couros, plástico ou vinil. Por causa disso, utilize produtos específicos para veículos ao longo da lavagem do carro.

Balde

Utilize sempre dois baldes de água durante a lavagem do carro: um para fazer o enxágue e outro para água com sabonete. Do contrário, depois de alguns minutos você irá estar fazendo a lavagem do carro com água suja.

Nunca lave seu carro sob sol muito quente

Não se deve fazer a lavagem do carro debaixo do sol forte, visto que os raios apenas vão acelerar o processo de marcas de água na carroceria. Prefira o princípio da manhã ou o fim da tarde ou então lave-o longe do sol.
Antes de começar a lavagem do carro, espere a lataria ficar fria – isso evita que a água e o sabão sequem e deixem manchas. O cuidado vale para todo o trabalho: durante a lavagem do carro, mantenha o veículo sempre molhado.

Não utilize toalhas

Você, eventualmente, enxerga pessoas enxugando o veículo com uma toalha de banho feita com tecido sintético. Talvez essa seja uma das formas mais seguras de arranhar a tinta! Um tecido de microfibra, algodão ou silicone é a melhor coisa para a secagem.

Como lavar as rodas

lavar_rodas As rodas estão cobertas de graxa e com resíduos metálicos dos freios. Evite o erro de lavar as peças com a mesma luva que você utiliza para a lataria. Para fazer a mais apropriada lavagem de carro, utilize sempre duas luvas: uma para as rodas e outra para a carroceria.

Comece pelas rodas

Dê preferência às rodas ao iniciar a lavagem do carro, caso contrário, a graxa e a impureza das rodas conseguem salpicar o resto da carroceria. Espere que elas esfriem antes da lavagem, para que não exista empenamentos no contato com a água fria.

De que modo lavar o carro a seco?

A Lavagem a seco inclusive é conhecida como Lavagem Ecológica, ainda que seja um dos assuntos mais discutidos, existem diversas incertezas a respeito desse método. Vale a pena fazer a lavagem a seco? Qual viria a ser meu custo benefício? Como lavar carro a seco? Posso riscar o automóvel com o procedimento de lavagem a seco? A lavagem a seco colabora com o ecossistema?
Existem pessoas afirmando que realizam a lavagem do carro por completo com só um copo de 200 ml d’água. E isso é capaz de ser bastante perigoso, dado que com pouca solução de produto de lavagem a seco, a probabilidade de ocasionar arranhados na pintura do veículo é bastante alta. O ideal a ser usado numa lavagem a seco é no mínimo quinhentos mililitros ou até dois litros de solução.
O sugerido é uma solução de um litro para uma boa lavagem a seco. Porém isso ainda poderá ser avaliado em consonância com as situações da sujeira. De todo modo, o método de lavagem a seco é uma incrível ideia e não uma ação milagrosa. Utiliza-se pouca água, entretanto também não é uma lavagem totalmente a seco.

Qual a diferença entre a lavagem de carro a seco e tradicional?

Lavar o carro da forma convencional, utilizando água, é capaz de gastar, aproximadamente 300L de água para carros pequenos e 600L para carros grandes. No entanto, haveria efetivamente uma fórmula para uma lavagem de carro melhor e mais eficaz do que aquelas convencionais sem usar uma gota d’água?
Para fazer uma limpeza a seco adequadamente, é empregado, no máximo, 1,2 litro de água. Esta quantidade é bastante significativa para a limpeza de um automóvel que consumia litros e litros d’água por minuto durante o processo tradicional de lavagem. Com esta quantidade d’água, é possível deixar o veículo convenientemente limpo, brilhando e defendido.

Verifique os utensílios necessários para lavar o carro a seco:

– Produto lubrificante próprio à lavagem a seco (escolha o mais disponível);
– Panos de microfibra limpos e secos (três unidades para a higiene de um veículo de tamanho mediano), só para limpeza da pintura;
– Pincel para detalhamento (para rodas e frisos);
– Outros produtos de limpeza específicos para outras áreas (rodas, vidros, entre outros).

Como escolher o produto certo para lavar seu carro à seco?

Você pode decidir por produtos com formulação simples ou que contenham cera ou selante sintético na fórmula. Habitualmente os produtos para lavagem a seco já mostram o efeito dois em um, fazendo com que a aplicação higienize e encere o veículo simultaneamente. Com isto, a pintura do automóvel fica protegida, além da solução dar manutenção de brilho e proteção para a cera aplicada previamente no automóvel.

Veja a forma certa de lavar a seco em 8 passos

1. Conserve o automóvel na sombra e com as peças frias;
2. Realize a diluição, caso o produto esteja concentrado.
3. Borrife o produto de lavagem a seco diretamente na área desejada, ideal em regiões de 50x50cm. Use produto suficiente com o intuito de deixar a tintura bastante molhada. O aconselhado é pulverizar o produto até que ele escorra na pintura;
4. Elimine a imundície com um pano de microfibra sem fazer força, num mesmo sentido. Dê apenas uma passada por local e jamais fique esfregando o pano na superfície no sentido de vai-e-vem;
5. Utilize um segundo tecido microfibra limpo e seco para dar o acabamento;
6. Na ocasião de continuar a lavagem a seco, utilize outra parte do tecido que ainda ache-se limpa;
7. Caso seja preciso, repita o processo no mesmo local.
8. Se o pano ficar imundo, lave esfregando bem e, após isso, prossiga o processo.
Se o seu carro estiver bastante sujo, use um jato de água para eliminar a quantidade excessiva de sujeira antes de iniciar a lavagem a seco.

Produtos que nunca podem faltar na hora de lavar o carro da maneira convencional

Nem sempre pode-se mandar lavar o carro em um lugar especializado e, ainda, há quem goste de fazer sozinho este trabalho, em razão disto, é imprescindível possuir determinados produtos em casa. Quem é apaixonado por seu carro, sabe a importância de um agrado certas vezes, e até os menos emotivos valorizam a lavagem do carro.

Ao lavar o carro jamais deixe de utilizar cera

cera_carro A cera oferece brilho e resguarda a pintura do automóvel, forma uma película protetora que impede que a água fique na superfície, além de evitar marcas e a presença de ferrugem na pintura. Inúmeras são de aplicação simples e para saber a hora de passar novamente, basta observar o brilho do automóvel ou a água da chuva, por exemplo. Caso escorra pela carroceria, ainda tem uma camada de cera. Atente-se aos vários tipos de ceras disponíveis no mercado, possivelmente exista em componentes diferentes, em consonância com as necessidades de cada veículo.

Limpa vidros de carros

A transparência dos vidros é primordial até para a segurança ao conduzir. Muitos produtos prometem esterelizar o vidro do carro de maneira ágil e eficiente e é primordial ver se eles correspondem a algumas funções básicas. Ao lavar o carro, este tipo de produto, além de limpar a sujeira mais superficial, deve desengordurar os vidros (principalmente na parte interna). Assim como as ceras, o mais adequado é que eles produzam uma película protetora que garanta a durabilidade da higienização. E, obviamente, nunca deve deixar arranhados depois da aplicação.

Vai lavar o carro e esquecer de hidratar o banco de couro?

banco_couro Quem tem carro com bancos de couro se atenta em conservar os bancos com a aparência original e, em função disto, tem que usar hidratante de couro. Alguns produtos prometem hidratar, preservar e, também, atuam como detergente. As três funções são fundamentais para tomar conta do material e, ao comprar, confira no rótulo se ele atende a essas necessidades.

Espuma multiuso

Esse tipo de produto serve para higienizar diversas superfícies, entretanto uma das principais atribuições é “lavar” o tecido dos assentos e das paredes internas do carro. Nos rótulos, existem orientações dos fabricantes como: deixar o produto funcionar por alguns segundos, esfregar suavemente com esponja ou pano delicado e umedecido e, por último, remover com outro tecido antes que seque. Garanta uma lavagem de carro completa, contudo, cuidado para não rasgar o estofamento ao retirar as marcas mais difíceis.