Embreagem – Entenda sobre

Você motorista, que enfrenta o fluxo quotidiano de grandes metrópoles, tem que fazer vários controles de embreagem diariamente, não é verdade? No entanto você já parou para entender como ela atua? Aprenda mais a respeito desse imprescindível componente do automóvel, neste exato momento!
A embraiagem (português da europa) ou embreagem ( português do Brasil ) é o mecanismo usado em muitos veículos, para distribuir a rotação do volante do motor para as engrenagens da caixa de velocidades o qual, por seu turno, irá desmultiplicar esta rotação ( dependendo da engrenagem – ou modificação – optada ) e delocá–la para o diferencial por meio do eixo.
A transmissão entre o volante, fixo por intermédio de parafusos à cambota, e a caixa de velocidades ocorre mediante a compressão do disco, um disco delgado de aço de elevada dureza cujas faces acham-se cobertas com um material de fricção, contra o volante do motor.
Quando o disco está fixo contra o volante, a força de aperto deverá ser bastante grande com intenção de não propiciar deslizamentos entre as duas superfícies – patinagem.
O disco, na sua posição bem natural, é apertado contra o volante através do prato de pressão. Com a pressão do pedal, as molas (ou outro conjunto de pressão, como a embreagem de diafragma) suavizam a pressão do prato, anulando o contato do disco com o volante e, por conseguinte, interrompendo a transmissão de força motriz à caixa de velocidades.
É de ressaltar que, hoje em dia, acontece uma gradativa perda de sincronização entre a rotação da cambota e o veio primário da caixa de velocidades.
Em determinadas ocasiões, os motoristas escolhem mandar fortalecer ela de forma a suportar binários maiores e desta forma aumentar a sua duração. Esse reforço poderá ser em cerâmica ou kevlar e é bastante usado em carros modificados (tuning).
Normalmente este item é mudado entre os 120. 000km e 180. 000km, contudo conforme o modo de condução irá poder gastar-se ao fim de simplesmente quarenta mil quilômetros. Em determinadas ocasiões, também é preciso alterar o volante motor.
E o que é o controle de embreagem, afinal de contas?
O controle de embreagem é a prática de brecar ou acelerar o carro usando-se apenas da embraiagem.
Em território brasileiro, é uma das funções orientadas nas autoescolas para a avaliação do exame da CNH.
E como funciona?
Também conhecido como ponto da embreagem, esta operação é efetuada empregando o pedal.
Em resumo, quando acionamos o pedal estamos desativando o disco dela do disco do motor. Quando soltamos o pedal estamos ligando de novo ambos discos. Por essa razão que para passar as marchas devemos pisar no pedal antes, precisamente para fazer este desligamento.
Então, todas as vezes nas quais vamos sair com o carro jamais devemos tirar o pé do pedal repentinamente. Se fizermos isto a junção entre ambos discos será bastante intensa e o veículo irá estancar (morrer, etc). Nesse momento, é necessário efetuar o ponto da embreagem.
Funciona da seguinte maneira:

  • Com o automóvel parado, você deve estar com o pé no freio e na embreagem.
  • Coloque a primeira marcha.
  • Então, solte o pedal da embreagem pouco a pouco, suavemente, lentamente, até sentir uma vibração no veículo.
  • Na ocasião em isso acontecer, pare de soltar o pedal.
  • Feito isso, tire o pé do freio e ponha levemente no acelerador.
  • Após dar uma curta e leve acelerada, solte o resto da embreagem gradualmente e vagarosamente até o final para que o veículo entre em movimento.
  • De acordo com a situação, o carro já começa a deslocar-se sem você acelerar, nesse caso é apenas soltar moderadamente o resto da embreagem e começar a acelerar levemente.

Saiba o que é verdade e o que é mito no acionamento do pedal esquerdo!
Por qual razão o pedal começa a enrijecer em carros com dezenas de milhares de km rodados?
Isso ocorre devido ao desgaste do agrupamento. No momento em que ocorre, a mola do disco já é capaz de ter perdido de 20% a 30% de sua maleabilidade. A mola do platô se desgasta com a utilização, complicando todo o dispositivo. Nestas condições, não existe outra saída: é necessário alterar o equipamento.
É fato que não se deve acioná-la ao dar a partida?
Em termos Não existe um entendimento a este assunto. Há quem afirme que esta ação não traz benefício mecânico algum. E há quem fale que, ao acioná-la, atenua-se o peso no volante do motor, o que é geralmente utilizável, particularmente quando a bateria está fraca para dar a partida.
É mais adequado dar a partida com a marcha engrenada (pisando na embreagem)?
Similarmente não existe entendimento. Temos no mercado, além do mais, tipos manuais que unicamente dão a partida com ela acionada. Existe quem ache que, assim, o óleo subiria mais acelerado a fim de lubrificar a caixa de câmbio. Contudo, ao dar partida no carro, os pistões movimentam-se, lubrificando as paredes do cilindro. A movimentação do óleo lubrifica o câmbio na ocasião em que ele é movimentado.
Ao apertar o pedal apressadamente e soltar (com a marcha engatada), o automóvel corre mais?
Mentira. O que acontece é um tranco motivado pela retomada da aceleração do motor. Ao acioná-la, acontece o desligamento rápido do motor com o câmbio e, consequentemente, com as rodas. Isso intensifica o desgaste do todo.
Posso partir da inércia com a segunda marcha engrenada?
Isto não é aconselhado. Conduzir-se com o automóvel em marcha mais alta que o aconselhado pode prejudicar o motor e a caixa de variações. Diante disso, o motor requer uma marcha mais baixa para adequar a potência à velocidade do automóvel. A potência mal gerenciada faz com que a transmissão funcione aos trancos, provocando deteriorações.
Quais as implicações de se arranhar a marcha durante as mudanças?
O engrene involuntário no decorrer da troca de marchas pode romper ou tirar “lascas” dos dentes das engrenagens do câmbio. Estas “lascas” permanecem no óleo de lubrificação do câmbio. Como o bujão do óleo é magnético, ele puxa esta limalha.

Como é constituído o Kit de Embreagem?

kit-de-embreagem Não se limite a pesquisar preços do kit de embreagem na internet, ou de qualquer outra forma, sem antes compreender o que que contém nele!
Aqui, nós iremos explicar melhor como é constituído o kit com o objetivo de auxiliar mais satisfatoriamente você a decidir criteriosamente.
A primeira circunstância que você deve recordar na ocasião em que estiver procurando um kit de embreagem é que ela não se limita simplesmente ao pedal.
É um dispositivo interno, que acha-se entre o motor e a transmissão. Este dispositivo não apenas possibilita a transmissão suave de potência para as rodas, mas também permite ao condutor desunir o motor e a transmissão, para a mudança de marcha.
Para este item, existem três partes envolvidas: placa de compressão, disco e volante.
Quando o carro está em movimento, molas ou um sistema hidráulico mantém a placa de pressão comprimida contra o disco, pressionando o disco no volante, permitindo-lhe desta forma transportar força para as rodas.
Na ocasião em que apertar o pedal, você libera a pressão na placa de pressão, reduzindo o aperto do disco no volante.
Enquanto a pressão diminui, o disco começa a desengrenar devagar, reduzindo a quantia de potência propagada para zero.
Quando você solta o pedal, o prato de compressão aperta o disco de volta para o volante, recompondo a conexão, e retornando a propagar a força do motor para as rodas.

O que contém nele?

Qualquer motorista conhece a relevância desse item, é um elemento simples, contudo de demasiada relevância, efetuando a união entre o motor e a transmissão. É o vínculo entre o motor e as rodas.
Como qualquer parte móvel, principalmente uma que guia uma quantidade enorme de pressão, esse produto está susceptível de se consumir e carece ser substituído após um certo período de uso.
Uma das melhores formas de lidar com embreagens gastas ou velhas é adquirir um kit e trocar as peças estragadas, ampliando a validade inteira do automóvel e impedindo que outras partes sejam prejudicadas pelo dano à este item.
Um kit é um agrupamento das partes da embreagem que, na grande parte das vezes, têm necessidade de reparação ou de substituição simultaneamente.
A grande parte inclui um mínimo de, no mínimo, um disco, uma placa de pressão/platô, e um rolamento especial. Como o disco em si necessita de atrito para fazer a ligação entre o motor e a transmissão, ele ocasionalmente se degrada, mesmo com a utilização natural.
Discos são justamente como freios, o que quer dizer a inevitabilidade de substituição, independentemente de quão cuidadosamente você conduz. Placas de pressão e rolamentos ainda deterioram, apesar de que normalmente eles desgastem mais devagar do que um disco.
Como todos estes componentes são bastante penosos de alcançar, já que demandam a remoção da transmissão, eles são normalmente substituídos em agrupamento, com o kit completo, com a finalidade de economizar em custos de trabalho.
Se não fizer desse jeito, você terá de embolsar uma nova mão de obra, caso alguma parte desgaste depois da primeira substituição.

Em que ocasião fazer a modificação?

É fácil o bastante falar que você tem necessidade de um kit na ocasião em que sua embreagem está “patinando” (dificuldade para trocar de marcha), como também é uma das piores formas de relatar isso.
No momento em que ela falhar integralmente, o dano se expande aceleradamente para outras partes do motor ou difusão. Algumas ocorrências asseveram a inevitabilidade de substituição, por exemplo:

  • Ao recuperar ou consertar um veículo velho ( 10 anos ou mais) – Um dos elementos mais imprescindíveis de uma recuperação completa é fazer com que cada parte do automóvel opere perfeitamente, tal como na ocasião em que saiu da indústria.
  • A partir do momento que ela começa a “patinar” – O motorista sente uma redução de potência, ainda que o motor não reduza as rotações, e a velocidade do motor pode até aumentar.
  • Odor de queimado – Já subiu um morro e constatou um cheiro de queimado intenso quando um carro estava tentando mudar as marchas? O que acontece é que, como a embreagem superaquece, ela é capaz de tornar-se quente o suficiente para o revestimento dela começar a carbonizar. Isso cria um cheiro singular e é outro indício de que você precisa trocar o dispositivo o mais rápido que for capaz.
  • Ruído e instabilidade durante a direção – Selos são capazes de vazar e resultar na transmissão do óleo ao longo dos revestimentos do todo. No momento em que isso acontece, ele consegue evitar que o disco se adapte brandamente com o volante, com efeitos previsíveis. Ela é capaz de escorregar, ou “travar” na propagação de repente, levando a instabilidade na direção.

Voltemos para os modelos de kit

Existem constantemente 3 opções de kit: original, genuíno, e paralelo. Você pode encontrar todos os kits completos ou somente com algumas peças. Porém, como aconselhamos, não realize a alteração das peças em separado. Você vai, de fato, dobrar seus gastos se fizer isto.
Kit original – É o kit elaborado pela mesma companhia que fornece as peças para a montadora do automóvel. Este kit é vendido, no geral, em lojas que não são concessionárias. Em geral, é o kit com a mais adequada relação entre custo/benefício.
Kit genuíno – É o kit produzido pelas montadoras para as concessionárias. É o mesmo kit original, só que, no geral, mais oneroso.
Kit paralelo – É o kit feito por uma companhia que não fornece peças à montadora. A qualidade de um kit paralelo difere muito de marca para marca, e de carro para carro. De modo geral, as peças paralelas são mais baratas. Só que se você não análise a qualidade do kit paralelo em clubes de carros, fóruns, e com ótimos mecânicos, você é capaz de terminar com um kit de qualidade ruim, e precisar refazer a troca.
Exemplo de análise: O kit para a Titan cento e cinquenta é bastante oneroso nas concessionárias Honda. Analisando online, encontrei kit original bem mais barato, e um kit paralelo pela metade do custo do original. Já um kit para um automóvel que não tem mais peças produzidas, como o kit para o Honda Civic 2000, o original pode chegar até o triplo do preço de um paralelo.

5 sugestões para desgastar menos as embreagens

1 – Não descanse o pé no pedal. Esta prática separa o platô do disco e ocasiona o lixamento do disco. Ao causar esse desgaste, o condutor provoca o superaquecimento do conjunto.
2 – Quando, em uma subida, como por exemplo, utilize o freio de mão para auxiliar no arranque do automóvel. “Segurar” o automóvel na embreagem inclusive afeta o disco.
3 – Ao diminuir ou aumentar a velocidade, mude de marcha gradativamente, a todo o momento em ordem e de acordo com as rotações do motor. Isso vai fazer com que as peças funcionem de maneira suave.
4 – Quando o veículo estiver estacionado no trânsito intenso, particularmente em congestionamentos, o veículo pode ficar em ponto morto, com o condutor com o pé no freio ou com o freio de mão puxado para o veículo não movimentar-se, claro. Ficar com o automóvel em atividade imóvel com o pé no pedal força o sistema de forma desnecessária.
5 – É fundamental acertar a sintonia entre soltar o pedal e acelerar o carro para arrancar. Se você acelera demais e soltá-la pouco, acontece a chamada “queimada da embreagem”, fazendo com que o veículo não desenvolva e cresça o consumo de combustível.

Atuador da embreagem

Convencional a cabo

atuador-de-embreagem-a-cabo Neste tipo de conjunto o acionamento é efetuado por um cabo ligado ao pedal e ao garfo que impulsiona o rolamento. No momento em que pressionado contra o platô, acontece o afastamento entre o platô e o disco, desengatando o motor da alavanca de câmbio e possibilitando a troca de marcha.

Hidráulica

atuador-de-embreagem-hidraulica A versão hidráulica usa óleo ( geralmente, fluido de freio DOT 4) para ativar o conjunto por meio de cilindros e atuadores. Nela, temos o cilindro mestre, o cilindro escravo e o atuador hidráulico.

  • Cilindro mestre: esse cilindro fica localizado próximo ao pedal, e é encarregado por enviar ou soltar o fluxo do óleo ao cilindro escravo ou ao atuador. Ao pisar no pedal, o cilindro mestre comprime o conjunto e manda o fluído até o cilindro escravo ou atuador, que por sua vez ativa a embreagem. Essas peças integram o denominado sistema de acionamento, que é o conjunto de peças os quais acionam do kit (platô + disco).
  • Cilindro escravo: é externo à caixa de câmbio (caixa de marcha), e ao adquirir o fluido enviado pelo cilindro mestre aciona o conjunto.
  • Atuador hidraulico: seu trabalho é equivalente ao do cilindro escravo, a diferença que ele fica dentro da caixa de câmbio, apertando diretamente o platô.

Vantagens e males da hidráulica

BenefíciosVantagens
Maior longevidade
Pedal mais suave
Regulagem automática da altura do pedal
Males
Conservação mais onerosa
Requer verificação do fluido
Não permite ajustar altura do pedal

Vantagens e contras da convencional a cabo

Ganhos
Preservação mais barata
Permite ajustagem da altura do pedal
Desvantagens
Pedal mais carregado
Vida útil do cabo é mais baixa que a do sistema hidráulico
Altura do pedal sem regulagem automática, pode ser desconfortável para certas pessoas
A regulagem da estatura do pedal está tanto nos benefícios quanto nas desvantagens, isto pelo motivo de determinadas pessoas enxergarem a regulagem automática como algo proveitoso, já outras enxergarem a incapacidade de regular a estatura como uma coisa negativa.

Cabo de embreagem

cabo-de-embreagem O cabo de embreagem é encarregado pelo acionamento do sistema (Platô/ Disco/ Rolamento).
O processo dá-se início no momento em que o pedal é acionado, este movimento é transmitido pelo cabo, ou varão, até o garfo do rolamento, o qual pressionará a mola membrana, ou alavancas, do platô. Isso fará com que o disco seja liberado e, dessa maneira, o torque do motor deixa de ser propagado ao câmbio.
Neste momento, é criada uma disparidade de rotação entre o motor do veículo e seu sistema de transmissão, devido a isso, na ocasião em que liberamos o pedal, devemos fazê-lo de forma suave e contínua, com o intuito de equalizarmos as rotações e evitarmos trancos ou patinação em excesso.
Atenção: Não se usa cabos em veículos pesados.
O mesmo necessita ser alterado no momento em que se rompe, revela travamentos ou endurecimento ao ser utilizado.
Sugestão: se você puder alterar o cabo pelo menos 1 vez anualmente, principalmente anterior a uma viagem, valerá a pena, dado que ficar na rodovia em função de um problema destes acaba sendo perigoso, e o cabo novo não é caro, é de fácil colocação e você viaja de cabeça tranquila.
O preço é capaz de alternar entre R$30 a R$70 Reais consoante o modelo.

Platô da embreagem

Platô da embreagem é uma porção do conjunto e é fundamental para a suavidade da saída da inércia do automóvel. O mecanismo possui por essência soltar o motor do câmbio que é conectado direto às rodas do veículo. É ela que possibilita o funcionamento do motor com o automóvel sem qualquer movimento, ou inclusive permite a mudança de marchas.
A função do Platô é suscitar a união do disco com o volante do motor. No momento em que pisamos no pedal do sistema, suavizamos a peça sobre o disco, promovendo o desligamento entre câmbio e motor. Por sua vez, ao liberarmos o pedal, o platô aperta o disco contra o volante do motor, estando o mecanismo fechado e atuante. Lembrando que essa descrição vale para os carros com câmbio manual.

Peça pode durar bastante

A embreagem é um conjunto que possui por natureza durar muitos quilômetros na ocasião em que usada de maneira correta. O platô é a peça que costuma ser ignorada, dado que todos falam para trocar o disco. Somente que o Kit vem com todas as peças.
Deste modo, a troca é conjunta. Para proteger o conjunto e evitar mudanças prematuras, visto que um conjunto pode durar mais de 60.000 Km, você deve evitar:

  • Repousar os pés por cima do pedal
  • Pisar no pedal em altas velocidades
  • Conduzir com carga excessiva
  • Ficar com os pés no pedal com o automóvel imóvel e engatado

Fique atento

Descer um câmbio manual para a substituição do platô, geralmente, pode ser um trabalho desgastante, perigoso e arriscado.
Especialmente se não forem tomadas os devidos cuidados e não for feita uma análise criteriosa dos elementos mecânicos deste conjunto. Bem como:
– deterioração anormal do disco
– platô e empeno do volante do motor
Sem a devida precaução que esse conjunto exige, a graxa pode ficar entre o disco e o volante, o disco pode ser posto com a posição trocada, o dispositivo pode não ficar alinhado, ocasionando oscilações e em casos excepcionais o platô é capaz de avariar e tudo isso estabelece a você ainda mais trabalho.

Kit de embreagem Luk

Determinar um ótimo kit é bem primordial a fim de que você gaste dependendo da qualidade, aqui você vai entender melhor a respeito do coeficiente marca e qualidade!

Como considerar qual é a mais adequada marca de Embreagem?

“Qual é a mais apropriada marca de embreagem? “
Esta é uma das perguntas que mais ouvimos no nosso dia-a-dia.
Primeiramente devemos levar em conta quais são as marcas que fabricam as embragens para as montadoras.
E por quê?
Porque isso é o maior sinal de que essas empresas de embreagens passaram pelos testes de qualidade dos fabricantes de automóveis.
Estas são as marcas ditas de ” primeira linha “.
As mais famosas são: LUK, SACHS, VALEO e PEÇAS ORIGINAIS (Fiat, Gm, Vw, Ford).
Geralmente são essas marcas de embreagens que estão no interior das embalagens originais.
Entretanto será que apenas uma marca pode ser A MAIS APROPRIADA em todos os projetos que já confeccionou? Difícil né?
Por causa disso nós não nomeamos UMA marca como sendo a melhor, no entanto sim o seu projeto em determinada peça.
Iremos dar um exemplo:
O Kit Gol Ap 1. 8/2. zero. Diversas Marcas produzem este kit para este automóvel: a Sachs, a Luk, a Valeo…
Para nós valerá quem construiu o apropriado kit para esse veículo.
E para a gente o melhor viria a ser aquele que dura mais e dá menos falhas, simples assim.
Contudo, devemos analisar o preço também e por aí vai.

FECHAMENTO SOBRE A MAIS ADEQUADA MARCA DE EMBREAGEM

Não existe a mais adequada marca no entanto, sim, AS MELHORES MARCAS. São elas:
LUK – SACHS – VALEO – EMBREAGENS ORIGINAIS GM/FIAT/FORD/VW.
Um kit Luk pode variar entre R$200 e R$700 Reais segundo o modelo, portanto é interessante dar uma pesquisada em muitas lojas e ver qual sai mais em conta.

Disco de embreagem

disco-de-embreagem O Disco de Embreagem é a união entre o motor e a transmissão do veículo. Veja mais acerca desse imprescindível componente do conjunto:

Papel e Atividade

Finalidade – Criar o atrito essencial para conduzir a rotação do motor para o câmbio, permitindo junções suaves entre as mudanças de marchas, e filtrando as oscilações torcionais provenientes do motor. O agrupamento possui ainda a incumbência de defender o propulsor e o sistema de transmissão contra sobrecargas.
Atividade – O disco é forçado pelo platô ao volante do motor, transmitindo o torque gerado pelo motor à transmissão.
Quando acionamos o pedal, este movimento é conduzido olhava cabo até o garfo, que apertando a mola membrana, libera o disco, cessando a transmissão de torque.

Atrito

A complicação com que uma superfície desliza sobre outra é especificada pelo atrito.
O disco possui uma face desenvolvida para gerar atrito suficiente a fim de unir de forma suave e transmitir a rotação do volante de maneira integral.
Os discos possuem revestimentos orgânicos constituídos basicamente de fibras estruturais impregnadas com soluções de resina sintética, borracha, cargas orgânicas e minerais.
Esses modelos se encaixam tanto em transmissões mecânicas quanto automatizadas, diferentemente da disseminação automática – que utiliza conversor de torque no lugar da embreagem.

Sintomas e Vida Útil

Sintomas:

  • Acionamento pesado do pedal;
  • Complicação de engate das marchas;
  • Trepidação do pedal;
  • Transferência de torque do motor patinando;
  • Ruídos no acionamento.

Validade:
Aconselhamos modificar o disco a cada 60 mil km
* Leia o manual do Fabricante do seu carro.